O Governo do Estado concluiu, nesta quarta-feira, 18, a primeira trilha formativa do programa Lidera + Sergipe, uma capacitação destinada à alta gestão, com foco em melhoria de resultados, impacto social e equidade no setor público. O ‘Lidera +’ é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio de parceria entre a Escola de Administração Pública e Gestão Governamental de Sergipe e a organização Motriz, para fortalecer lideranças do Estado por meio da valorização de competências essenciais ao serviço público.
Estruturado em formato de trilha formativa, a iniciativa promoveu o desenvolvimento de 75 gestores públicos dos Poderes Executivo e Judiciário e do Ministério Público de Sergipe. Como atividade de conclusão da primeira turma, a Escola de Governo de Sergipe e a Motriz promoveram o painel ‘Liderança que deixa legado’. A atividade, realizada no auditório do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), em Aracaju, foi a última das quatro jornadas de aprendizagem do Lidera +’, que totaliza 40 horas de formação.
A secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, destaca que essa trilha formativa é parte das ações da Sead para a capacitação de lideranças no âmbito da gestão estadual, que se articula, dentre outras iniciativas, com o curso de MBA em Administração Pública, lançado julho deste ano, pela Escola de Governo de Sergipe, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), para ocupantes de cargos de primeiro e segundo escalões do Estado. “Consolidamos hoje mais uma etapa de formação de lideranças da alta gestão do Governo de Sergipe, junto à Motriz, organização que tem sido uma parceira fundamental nesse processo de capacitação de servidores, e seguimos avançando de modo consistente com essa política de valorização do servidor”, afirmou.
Para o diretor-geral da Escola de Governo de Sergipe, Wellington Mangueira, a parceria estabelecida pelo órgão com a Motriz para a realização do programa ‘Lidera + Sergipe’ resultou numa capacitação de alto nível para os servidores públicos do Estado. “O Governo de Sergipe ofertou um curso de liderança para os seus próprios líderes, para transformar cada servidor num líder, entendendo a posição privilegiada que o servidor ocupa na estrutura do Estado, no sentido de que serve ao público, e que portanto deve liderar em várias circunstâncias, inclusive na promoção do próprio serviço público e da cidadania”, destacou.
Diretor da Motriz, organização sem fins lucrativos que atua para fortalecer governos locais e elevar a qualidade de serviços públicos, Maco Camargo enfatizou que o ‘Lidera + Sergipe’ é um programa inovador de desenvolvimento de liderança no Estado, realizado como um projeto-piloto que pode ser desenvolvido, futuramente, por outros governos subnacionais. “A gente vem desenvolvendo essa parceria com o Governo de Sergipe desde 2023, para fortalecer as lideranças públicas para que entreguem melhores serviços de qualidade para a população. Essa é uma parceria inovadora que deve servir como inspiração para outros estados que buscam fortalecer suas lideranças públicas”, ressaltou.
Legado
Como parte da programação de encerramento da quarta trilha de aprendizagem do programa Lidera + Sergipe, a Escola de Governo e a Motriz promoveram o painel ‘Liderança que deixa legada’. Mediado pela diretora de Ensino da Escola de Governo de Sergipe, Vanessa Horácio, o painel reuniu Wellington Mangueira e a consultora, palestrante e professora e uma das representantes da delegação brasileira do grupo de engajamento de mulheres do grupo internacional G20, Janaína Gama.
“Abordamos hoje a liderança como legado. E eu, enquanto consultora de diversidade e inclusão, trouxe reflexões sobre o quanto o tema de inclusão, de respeito, de empatia, estão vinculados e são essenciais para a gestão de pessoas e, consequentemente, para essa liderança deixar um legado. Legado de respeito, legado de humanidade, legado de inclusão. Pois isso é que vai fazer toda a diferença para tornar um ambiente de trabalho o melhor possível, não apenas para essa própria liderança, mas para toda equipe”, contou Janaína.
Servidor público que atua como liderança no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, Ancelmo Vieira avaliou a capacitação como um momento ímpar para sua formação profissional. “Participar de um programa de desenvolvimento de lideranças, para mim, foi uma experiência muito rica, porque eu pude agregar vários conceitos, conhecimentos que serão bastante úteis na minha prática diária, no meu meu trabalho”, observou.
Segundo a servidora da Sead Marlei Brito, que também participou da formação, a experiência no curso, desenvolvido ao longo dos últimos meses, foi enriquecedora. “Só tenho a agradecer por esta oportunidade de fazer parte dessa turma tão especial. Agradeço a todos da Escola de Governo, da Motriz, pela escolha dos temas abordados, pela escolha dos palestrantes. Foi uma oportunidade em que a gente pôde refletir, aprender muito sobre liderança, entender qual é a nossa missão, o que é que de fato a gente deve entregar e como a gente deve lidar com as diferenças na nossa equipe, com os nossos desafios, para que a gente possa melhorar a cada dia”, afirmou ela, ao reconhecer a importância da capacitação ofertada pelo Governo de Sergipe.


